!

e-mail

http://sobretudodelona.wordpress.com

online

14/04/2007

A NEGRA EDNA EZEQUIEL


Não me impressionou a capa dos jornais com uma estrondosa operação da PF que prendeu desembargadores, juízes, advogados, policiais, bicheiros e essa coisa toda. Acho normal. Investigou, descobriu, prendeu. Vamos ver agora como vai reagir o Judiciário.

O que me incomodou, desestruturou... o que me fez ir até a janela tentar respirar e ficar olhando o céu foi a manchete do Globo, com a fotografia da desesperada EDNA EZEQUIEL. Ela segura a cabeça, uma máscara da tragédia, ao lado do corpo do seu irmão assassinado por bandidos. O rapaz, trabalhador, pobre, pai de sete filhos (discutir o aborto? jamais!), estava indo ao hospital visitar sua mulher. Levava na mochila, frutas para ela. Os marginais deram três tiros, um na cara e dois nas costas. morto bem matado. ou bem morrido. pra não deixar dúvidas.

Quem é EDNA EZEQUIEL? É uma negra, linda por sinal, que há 43 dias emocionou a sociedade (mundial!) numa foto com os olhos vermelhos de choro e dor, também com a mão na cabeça e uma lágrima escorrendo no rosto. Quanta dor naquela lágrima!
Sim, ela é a mãe da menina ALANA, morta mês passado por uma bala perdida. Agora perde o irmão. No mesmo lugar. Vítima da mesma violência em sua escalada brutal, irreversível.
EDNA EZEQUIEL usa no pulso aquelas pulserinhas de borracha (que foram moda um dia). As dela (uma verde e uma amarela, com um detalhe de bandeira do Brasil) são pulseiras de pobre.
Ou serão algemas, grilhões com as cores nacionais, símbolo máximo da realidade brasileira?
Será que, com o jornal na mão, a sociedade brasileira conseguiu hoje tomar o café da manhã?
Enquanto se discute e debate sobre a necessitade de uma intervenção séria das Forças Armadas no Rio de Janeiro, quantas EDNAS mais, meu Deus?
OBS: A foto que eu citei não é essa, é exclusiva do Globo, mas esta é Edna, para quem 'esqueceu'

Um comentário:

Paula Berlowitz disse...

Que lindo teu post! Tanto tempo depois, mas me arrepiei... Enchi os olhos de lágrimas! Fica aqui o link do meu: http://cromossomox.com.br/2012/02/alana-vida-ceifada-e-logo-esquecida-mas-nao-por-mim/

Abraços, amigo.

Marcadores

Atenção

Nada encontrado. Seria ousadia demais definir o indefinível, dizer quem sou ou se sou. Deve ser uma miscelânia de idéias entrecortadas, salpicadas de perguntas sem respostas e indecisões doloridas. O que mais poderia ser?

Em suma...

"Em suma, namorei o diabo sem ter coragem para ir até o fim"
Sartre

Arquivo do blog